quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ser católico numa Igreja 2.0

A internet não tem funcionado como uma rede, na Igreja Católica. A maior parte das presenças apenas disponibilizam informação e não proporciona a participação da comunidade, não permitem a interactividade.
A partir desta constatação, Jesús Colina, Director da Agência Zenit e da H2O News (agência de notícias e serviço multimédia sediado no Vaticano), desafiou os participantes no Congresso Internacional sobre a Imprensa Católica a desenvolverem projectos virtuais que se transformem numa oportunidade de encontro.
“Quando a Igreja comunica na internet como comunhão, em comunidade, a realidade deixa de ser virtual para se converter em real, pois coloca em contacto o navegador com a vida real da diocese, da paróquia ou da comunidade”, afirmou Colina. E essa é a interactividade por excelência.
O modelo de comunicação web 2.0 ilustra o ideal das comunidades cristãs. “A indústria da web 2.0 “roubou” à linguagem cristã o modelo de comunicação que procura”, referiu o director da H2O News. Na web 2.0 as comunidades vivem “em comunhão”.
As diferentes estruturas da Igreja Católica enfrentam, neste momento, o desafio de incluir a interactividade nos projectos digitais que possuem. Por exemplo, nas páginas diocesanas, onde os sítios da internet não podem ser apenas para “falar” mas para “escutar”.
A internet deveria ser o reflexo da vida da diocese e não simplesmente um instrumento de comunicação institucional do gabinete de comunicação e relações pública da diocese. A interactividade autêntica tem lugar quando a vida real é fielmente reflectida (não representada) no espaço virtual”, afirmou Jesús Colina.
Para que tal acontece, Jesús Colina defendeu a necessidade de acontecer uma “conversão pastoral e profissional” às ferramentas de comunicação interactivas.
Ideias defendidas pelo director da Agência Zenit e H2O News no Congresso sobre Imprensa Católica, que decorre no Vaticano entre os dias 4 e 7 por iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, onde estão em debate os desafios que as ferramentas digitais colocam à imprensa católica.

in http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=81836

Sem comentários:

Enviar um comentário