quinta-feira, 1 de abril de 2010

Senhor lavai-me os pés

"Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que tinha chegado a sua hora, a hora de passar desde o mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Durante a ceia, o demónio já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, o projecto de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai tinha colocado tudo nas suas mãos. Sabia também que tinha saído de junto de Deus e que voltava para Deus. Então Jesus levantou-Se da mesa, tirou o mando, pegou numa toalha e atou-a à cintura. Deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxaguá-los com a toalha que tinha à cintura. Chegou a vez de Simão Pedro. Este disse: 'Senhor, Tu vais lavar-me os és?' Jesus respondeu:'O que estou a fazer não o podes compreender agora. Compreendê-lo-ás mais tarde.' Pedro disse:'Tu nunca vais lavar-me os pés!' Jesus respondeu-lhe: 'Se te não lavar, não terás parte comigo.' Simão Pedro disse: 'Senhor, então podes lavar não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.' Jesus respondeu-lhe: 'Quem já tomou banho só precisa de lavar os pés, porque está todo limpo. Vós também estais limpos, mas nem todos.' Jesus sabia quem O iria trair; por isso é que Ele disse: 'Nem todos estais limpos.' Depois de lavar os pés aos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-Se de novo e perguntou: 'Compreendestes o que acabei de fazer? Vós dizeis que Eu sou o Mestre e o Senhor. E tendes razão, porque o sou. Pois bem: Eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei-vos os pés; por isso vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo; vós deveis fazer a mesma coisa que Eu fiz. Garanto-vos: o servo não é maior do que o senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Se compreendestes isto, sereis felizes se o puserdes em prática." (Jo 13,1-17)

Sem comentários:

Enviar um comentário